Buscar

Mineiro Victor Hespanha se torna 1º turista brasileiro a viajar ao espaço.


Aos 28 anos Victor Hespanha se tornou o primeiro turista espacial do Brasil a viajar na nave da Blue Origin, no último fim de semana. Foto: Reprodução/Blue Origin O mineiro Victor Hespanha realizou neste fim de semana seu sonho de infância e se tornou o primeiro turista brasileiro a viajar para o espaço.

Foi um voo rápido, bate-volta, que durou de cerca de 10 minutos, na missão da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, no Texas, nos Estados Unidos.

O engenheiro brasileiro, de 28 anos, ganhou essa viagem em um sorteio e viajou como o primeiro turista espacial do país. Ele e os outros turistas decolaram por volta das 10h25 (horário de Brasília) do último sábado (4).

A viagem da qual Victor participou teve velocidade máxima de 3,7 mil km/h.

O pico de altitude do módulo chegou a 100 km.

A tripulação experimentou a sensação de enfrentar Zero G (ou gravidade zero). Eles flutuaram durante parte do percurso.

O tempo entre a decolagem e a aterrisagem do primeiro módulo foi de 7 minutos.

Já o tempo entre a decolagem da missão e o pouso da cápsula com os passageiros levou 10 minutos. Hespanha é engenheiro de produção e conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um token não fungível (NFT) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil.

A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro faturou.

Antes dele, o único brasileiro a ter ido ao espaço era o astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que em 2006 passou oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês)

Foto: Reprodução/Blue Origin


As outras cinco pessoas também embarcaram na aventura. Todos os seis tripulantes são turistas espaciais, isto significa que não há um astronauta profissional a bordo e a nave não precisa de piloto.